categorias

29 Agosto, 2016 - institucional

estamos lançando o grupo bossa nova


(Luiz Villaça, Willy Biondani, Ana Paula Catarino, Denise Gomes, Edu Tibiriçá, Guilherme Alvernaz (Galva), Ale Lucas e Gustavo Amaral).


Depois de duas décadas atuando no mercado de publicidade e de entretenimento, os sócios Denise Gomes, Eduardo Tibiriçá, Ale Lucas, Luiz Villaça e Willy Biondani, dão mais um passo rumo ao futuro e criam o grupo Bossa Nova. Além da BossaNovaFilms, o grupo terá outras duas operações: a Bossa Nova Animation, voltada à animação, e a Bossa Nova Studio, que se dedicará ao desenvolvimento e à exploração de propriedades intelectuais, colocando a tecnologia a serviço da narrativa.

Com profissionais do audiovisual, da publicidade, da animação, da música, do game, da tecnologia e do licenciamento, o grupo Bossa Nova foge dos modelos tradicionais e, acompanhando a evolução do mercado, busca trabalhar o entretenimento em todas as dimensões. As três empresas, apesar de independentes, trabalharão de forma integrada, rompendo as barreiras do formato, amplificando a distribuição de conteúdo criativo para todos os canais e diversificando as oportunidades de interação entre marcas e narrativas.

A Bossa Nova Animation nasce a partir de uma parceria comercial com a Oca Animation, dos sócios Ana Paula Catarino, Gustavo Amaral e Guilherme Alvernaz (Galva), empresa de grande reputação no mercado de animação. A produtora ingressa no segmento com uma série em produção, Hora do rock, coproduzida pelo Gloob, e duas em desenvolvimento, Bebê maluquinho e O Menino maluquinho, baseadas nos personagens de Ziraldo. "A animação está no nosso DNA, mas sabemos que o sucesso de uma propriedade intelectual passa por inúmeras etapas. Dentro do grupo, poderemos explorar as ideias e histórias em todos os desdobramentos possíveis, potencializando o diálogo com o público-alvo", diz Ana Paula Catarino, fundadora da Oca e agora diretora-executiva da Bossa Nova Animation.

A Bossa Nova Studio, por sua vez, é uma empresa que chega ao mercado com uma proposta inédita no contexto brasileiro. Trata-se de um estúdio que cria, desenvolve e explora propriedades intelectuais com conteúdos relevantes, capazes de mobilizar audiências e alavancar projetos que abracem causas com potencial para ajudar na transformação da sociedade. A empresa será oficialmente lançada na Expo Licensing Brasil, que ocorre em São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto. Na ocasião, serão apresentadas duas propriedades.

A primeira delas, totalmente concebida pelo estúdio, é a banda Popsy, criada em 3D. O grupo musical é formado por meninas que abraçam causas ligadas ao empoderamento feminino. A segunda, fruto de uma parceria com a Maurício de Sousa Produções, é baseada na Turma da Mônica Jovem e tem, como uma de suas entregas, um longa-metragem em live action.





22 Setembro, 2017 - publicidade

#sonhaquedá: jequiti lança novos filmes dirigidos por ale lucas e seb caudron

Está no ar a nova campanha da Jequiti Cosméticos. Criado pela BETC Havas, o conceito "Sonha que dá" define uma nova proposta de valor de marca para a rede de beleza do Grupo Silvio Santos. Em sintonia com a nova fase, os diretores Ale Lucas e Seb Caudron foram até a essência cinematográfica dos musicais para desenvolverem a série de quatro filmes que dão vida a essa nova fase. As referências vão desde a estética quanto à direção coreográfica de Fernanda Fiúza.

Além do primeiro filme com as celebridades do SBT, em breve irão ao ar as produções feitas com Ivete Sangalo, Anitta e Luan Santana. Ao todo, quatro diárias foram realizadas, sempre com a preocupação de cada filme ser imerso no cenário musical relacionado a cada artista, sem perder os elementos característicos que identificam não só o SBT, como o próprio Silvio Santos.


12 Setembro, 2017 - publicidade

#issomudaomundo joca para itaú e rock in rio

A cada 2 anos, setembro é oficialmente o mês do Rock in Rio e a Bossa Nova Films não poderia ficar de fora do maior festival de música do mundo. É de Georgia Guerra-Peixe a direção dos dois filmes do Itaú para o evento de 2017. Com o conceito #issomudaomundo, a campanha criada pela Accenture Brasil utiliza a música como fator de aproximação das pessoas.

Mestre na arte de documentar a ação humana, Joca levou dois dias nas locações da cidade maravilhosa para captar movimentos, reações e momentos que só poderiam ser despejados pela musicalidade que envolve o festival. O resultado dessa experiência pode ser visto em dois filmes:


31 Agosto, 2017 - cinema

coprodução com argentina concorre ao festival de san sebastián

Nossa primeira coprodução com a Campo Cine, da Argentina, é um dos 16 projetos selecionados para a competição final do 65º Festival de San Sebastián, na Espanha! Uma Espécie de Família, do diretor argentino Diego Lerman, foi rodado em Misiones, Catamarca e Buenos Aires, no fim de 2016, com direção de arte do brasileiro Marcos Pedroso. O filme estreou mundialmente no Toronto International Film Festival, na mostra competitiva de Cinema Contemporâneo.

Em entrevista ao jornalista Fernando Lauterjung, do Tela Viva, nossa sócia e produtora Denise Gomes conta que há um "envolvimento além do financeiro, que é a colaboração editorial" para que o longa se desenvolva na parceria estabelecida. Além disso, Denise adianta outras cinco coproduções que a Bossa desenvolverá em breve. A entrevista pode ser conferida neste link: http://bit.ly/2xDqLjU

#BossaNovaFilms




23 Agosto, 2017 - tv

chico&mosca para rede globo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bossa Nova Films é a produtora parceira da Rede Globo na campanha Criança Esperança. Em sintonia com a nova linguagem do programa, nossos diretores Chico&Mosca criam e desenvolvem os filmes contextualizados no show principal da atração. Neste ano, o Criança Esperança convidou o público a valorizar e praticar a empatia, a se colocar no lugar do outro. Foi um trabalho longo, sensível e de apuração rebuscada para levar ao público temas de grande relevância social e que necessitam estarem presentes nos espaços de debate. Mais importante: incitar o público a ocupar esses espaços de debate.

Os trabalhos de 2017 começaram ainda em março, na etapa de criação. Quais narrativas trazer? Quais temas precisam ser abordados? Como eles serão abordados? Foram sete diárias distribuídas entre Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, quatro filmes foram desenvolvidos com enfoques e estilos diferentes. "474", que expõe a invisibilidade da juventude periférica, foi realizado junto aos arquitetos e diretores de arte do Coletivo Vapor 324, para que se chegasse a uma linguagem estética singular no trabalho de imagens de arquivo.

Em Machismo, 46 mulheres de nove a 92 anos retratam as expressões ouvidas e vividas por elas, em um processo de captação extremamente íntimo e delicado. Uma linha semelhante foi seguida em Carta ao filho, no qual "as crianças de ontem" deixavam uma mensagem aos adultos de amanhã. Sete histórias de pais e mães cujos perfis e realidades sócio-econômicas eram absolutamente distintos. Sete histórias complicadas de serem tocadas e que se identificam com muitas outras Brasil afora.

Por fim, Ética traz um trabalho experimental com crianças moradoras do Morro dos Prazeres no Rio de Janeiro. Nele, as crianças são provocadas a refletir e argumentar sobre corrupção e ética, temas frequentemente em pauta nos noticiários brasileiros. Tudo isso para no final podermos alcançar o objetivo da campanha e dos projetos sociais; para, no final, podermos repensar comportamentos, enxergar a realidade coletiva e conseguir dizer que

#SuaEsperançaNãoEstáSozinha






06 Julho, 2017 - diretores

irmãos meirelles, nova dupla de diretores

Eles se conheceram em 1984, ainda na maternidade. Nos caminhos singulares da vida, Marilia foi cantora e Fabio, ator. Ela se formou na FAAP; ele, na ESPM e Academia Internacional de Cinema. Os dois foram para o exterior, cada um para um lado. Marilia seguiu com um mestrado em Boston e foi youtuber antes mesmo desse termo ser popular. Já Fabio desenvolveu afinidade com aspectos técnicos de direção em diferentes experiências em Barcelona e no Colorado.

Ao se reencontrarem, a sintonia vinda do berço apontava para a transformação de momentos simples em grandes memórias visuais. O primeiro deles aconteceu em 2010, quando fizeram juntos o filme do casamento de Marilia e perceberam que poderiam tocar as pessoas de um jeito diferente.

Marilia e Fabio contam histórias, humanizam a verdade e levam emoção à publicidade com cuidado estético reconhecido por marcas como Dove, Trident, Nestlé e Stella Artois. Na bagagem, também estão grandes projetos co-dirigidos com Georgia Guerra-Peixe para Coca-Cola, Itaú, Shell, Tim, Land Rover e Burger King.

Todos os trabalhos marcados pela identidade sensível de olhares delicadamente distintos que se unem em uma só poesia: mover pessoas. Mover pessoas reais.

Clique e assista ao reel.

#irmãos meirelles  #diretores  

27 Junho, 2017 - tv

#tweetscripts para a filmbrazil

A #BossaNovaFilms é uma das produtoras que integram a campanha #TweetScripts, da F/Nazca Saatchi Saatchi para a FilmBrazil no Cannes Lions 2017! Nela, tweets de nomes importantes da publicidade internacional viram filmes criativos e nossos diretores Ale Lucas e André Inácio são os responsáveis por The Elevator, inspirado em um post de Jeff Goodby (Goodby Silverstein&Partners) na rede social, que dizia:

"Quando a porta do meu elevador abre e fecha sem ninguém lá, eu imagino um fantasma entrando. Isto é saudável?"

Ativada em Cannes, a campanha teve grande repercussão nos veículos do trade, incluindo a publicação Adweek.


19 Maio, 2017 - publicidade

thiago eva e fábio soares para itaú

É dos diretores Thiago Eva e Fabio Soares, a campanha para o app Itaú Light. O novo case da Agência DM9DDB compõe uma série de três filmes no conceito "É você que atualiza o Itaú", utilizando personagens comumente vistos nas galerias dos smartphones de qualquer pessoa em pedidos especiais para que o cliente não os delete do aparelho. Com um trabalho delicadamente realizado pela equipe de pós-produção, o bebê e o gato ganharam articulações e vozes que fizeram ambos os filmes caírem nas graças das redes sociais. A vovó, veiculada especialmente na ocasião do Dia das Mães, contou com a participação de Dona Lilia - vovlogger do case "Chá Digitaú", de Georgia Guerra-Peixe_Joca.



#itaú light  #gato  #bebê  #thiago eva  #fábio soares  #dm9ddb  

08 Maio, 2017 - publicidade

follow is the new weapon

A Bossa Nova adora um desafio. Há 12 anos nos empenhamos para sempre alcançar, talvez, o maior deles: levar às pessoas mensagens diversas, mas com a nossa cara, nossa linguagem. Com o nosso jeito de fazer conteúdo audiovisual.

Isso exige mudanças e adaptações constantes. No início de abril, recebemos uma missão. Em duas semanas deveríamos entregar um filme que retratasse todo o discurso de lutas e causas sociais abraçado pela Revista Follow, na oitava edição. Era uma proposta nova que pedia uma estratégia diferente pra que o filme saísse com qualidade técnica e, mais importante, com coerência e legitimidade dos lugares de fala.

Em um núcleo de quatro diretores (Ale Lucas, Seb Caudron, André Inácio, Paula Dalga) coordenados pelo sócio-diretor Ale Lucas, inovamos e reunimos talentos de diferentes áreas da própria Bossa Nova para pensar e produzir esse case, destinado à internet e mídias digitais. A singularidade de cada pessoa trazia a riqueza de perfis e a provocação de ideias que precisávamos para que o filme de Follow #8 tivesse personalidade própria. Queríamos sair do padrão clássico de produção. Queríamos uma nova linguagem. Queríamos fazer um filme de pessoas reais para pessoas reais.

Queríamos fazer um filme em que todas elas se enxergassem, que levantasse a auto-estima; que destacasse a vida sem padrões estéticos, sem estereótipos de comportamento e que falasse de inclusão na sua forma mais poética e transparente: através, unicamente, da figura humana. Das várias figuras humanas.

E trinta e duas delas abraçaram nossa proposta em quatro diárias por diversos locais em São Paulo e fizeram esse filme acontecer. Figuras que lutam diariamente para marcarem os próprios lugares no mundo, exigindo respeito e igualdade de direitos. Figuras que vivem e convivem com as consequências da difusão de discursos de ódio, seja pela cor da pele, orientação sexual, pelo gênero, pela forma do corpo... Por ser quem são.

Desde a poesia viva que são as irmãs Bawar à representatividade necessária e simbólica de Linn da Quebrada, o filme de Follow #8 está aí pra ser usado como cada pessoa bem entender. Seja na versão completa de 1'17'' ou nos vários recortes a serem publicados, este é um filme diverso e moderno. Como nós.

Fizemos um filme pra valorizar lutas
celebrar as diferenças.
Fizemos um filme pra manter as bandeiras hasteadas.
Acima de tudo, fizemos um filme pela afirmação da liberdade. De ser e viver.

#FollowIsTheNewWeapon



27 Abril, 2017 - publicidade

gonzo llorente para itaú personnalité

Foram três dias explorando as locações na Cidade do México, sob a direção de Gonzo Llorente, para captar aquilo que representasse fielmente o perfil do cliente do novo serviço do Itaú Personnalité, o Investimento 360. Co-produzido com a Madrefoca para a DPZ&T, o filme foi veiculado nas mídias tradicional e alternativa, até de frames nas redes sociais.

O resultado foi um trabalho que reflete bem a essência Personnalité em uma linguagem Bossa Nova. As imagens são um show à parte!


carregar mais